GUIA COMPLETO: Saiba tudo sobre Vinil!




Conheça todos os tipos de vinil, características, e em que situações devem ser utilizados!




O que é o vinil, características e utilidade


Com este artigo, pretendemos esclarecer todas as dúvidas sobre este fantástico auxiliar de comunicação, cobrindo as diferenças e vantagens de cada um deles. Queremos que fique esclarecido, com vontade de conhecer mais sobre as variantes do nosso trabalho e os diferentes suportes de comunicação que utilizamos para promover o seu negócio.

O vinil é um tipo de adesivo feito de uma matéria plástica, disponível em diversas cores e texturas, podendo, ou não, ser impresso dependendo do fim a que se destina. É um material extremamente resistente e bastante versátil, bem como durável.

A impressão é feita por máquinas de produção industriais, próprias para este objetivo, que garantem uma produção de qualidade, conseguindo reproduzir com enorme exatidão todos os detalhes gráficos.
 

 

Utilidades


O vinil oferece uma grande variedade de aplicações, que com uma correta utilização, resultam em imensas vertentes de comunicação, sendo possível de utilizar não só para a decoração de viaturas, ou decoração de frotas mas também para os mais diversos suportes como: pop-up e stand-ups, decoração de montras ou janelas, sinalética de chão ou parede, recorte de lettering, revestimento de paredes interiores, e até mesmo edifícios! A sua utilização é cada vez mais reconhecida como um excelente aliado na divulgação da sua marca, serviço ou produto. Conte com a Effect para se aconselhar, e claro, para pormos mãos na massa!

 

Tipos de vinil, e as suas características


É primordial destacar o Vinil de Impressão como o elemento mais popular quanto a elaboração dos mais diversos trabalhos criativos em publicidade de viaturas, permitindo este ser impresso em CMYK, garantindo detalhes de qualidade superior, correspondendo na integra aos ficheiros criados em programas como Ilustrator ou Photoshop. Neste sentido, garantir máquinas de qualidade é tão importante quanto trabalhar com o vinil apropriado para o trabalho em causa, visto que os filamentos de impressão da tinta nas suas diversas variantes (solvente, eco solvente, U.V., base aqua dye (corante) e pigmentada) variam substancialmente tendo em conta o prestígio da marca, o intuito da comunicação e é claro, o budget do cliente.

 





Já quanto ao Vinil de Recorte, o processo é significativamente distinto. O Vinil é trabalhado à cor dentro de uma vasta gama de pantones disponíveis, sendo necessária uma transformação, em recorte, de acordo com a aplicação que se entenda necessária. Esta transformação, quando feita de forma profissional, é executada por uma máquina específica, capacitada para este propósito.

O Vinil de recorte é maioritariamente utilizado para apontamentos de logótipo, letterings, formas, e outros detalhes minuciosos, aos quais se pretenda dar destaque numa composição gráfica. A sua utilização em decoração de carros, decoração de carrinhas, e decoração de frotas é necessária, mas cada vez mais, a tendência é de criar “manchas de comunicação” contextualizadas, e elucidativas quanto aos produtos vendidos, ou serviços prestados pelos nossos clientes.

Não obstante, em contexto de comunicação, nas suas diversas vertentes, o vinil de recorte é um fantástico aliado para preciosismos necessários na implementação de projetos com utilização de vinil.




 

Assista à nossa máquina de recorte em funcionamento







 

 Certamente já terá uma série de ideias que o ajudem a promover o seu negócio, conte connosco para torná-las realidade!




 

Vinil Monomérico e Polimérico:
Características, Diferenças e Aplicações


Com a distinção entre vinil de impressão e vinil de recorte firmada, e sabendo da possiblidade de utilizar nas mais diferentes vertentes como: decoração de viaturas, decoração de montras, sinaléticas, outdoors, pop-ups, stand-ups, é ainda necessário, para o bom entendimento desta matéria, esmiuçar as diferentes categorias que os compõem, de forma abrangente. Expomos assim as diferenças entre o vinil monomérico, vinil polimérico e vinil cast, com foco em detalhes relacionados com a decoração de viaturas.

 



Variantes da utilização do vinil

 

Vinil Monomérico


O Vinil adesivo monomérico é formado por monômeros, definindo-se por ser composto moléculas pequenas e instáveis. Por ser um material de uso promocional, é aplicada uma camada menor de adesivo quando é efetuada a pigmentação do material. Trata-se de um tipo de vinil numa gama considerada “económica”, é importante saber a que se destina, garantindo a sua correta aplicação. É um material mais espesso, e como tal, quando trabalhado, não distende, parte! Isto deve-se ao processo de produção do material, e terá de ser levado em conta aquando do processo de conceção da ideia criativa, e explanado na orçamentação, garantindo que se adequa ao propósito do cliente.

Numa abordagem generalista, o uso de vinil monomérico é viável, e aplicável, em decoração de viaturas, mas é importante, como já referido, saber onde e em que contexto aplicar. A expectativa de vida útil deste material é de 3-5 anos, no entanto, importa referir que as condições a que a viatura decorada esteja exposta, influenciarão a esperança de vida.


 

Vinil Polimérico


O Vinil adesivo polimérico é formado por polímeros, moléculas maiores e quando comparado com o vinil de recorte, consideravelmente mais estáveis e resistentes, bem como por uma camada de adesivo comparavelmente superior, o que denotará uma menor quantidade de “manchas” aparentes do procedimento de pigmentação do material. O Vinil adesivo polimérico, é indicado para uso interno e externo, superfícies lisas e planas ou com curvatura. O tempo de vida útil expectável é de 5 a 7 anos, garantindo durabilidade cromática durante este período. Este vinil é das melhores alternativas para a Decoração de Viaturas, nomeadamente, decoração de carrinhas, ou preparar a decoração de frotas. Podendo ser recortado em plotters de corte, quando projetado de forma profissional, tal como é procedimento interno da Effect. Sendo que também é viável com a utilização de guilhotina ou até mesmo recortado manualmente com tesoura ou x-ato.

 

 

 
 
 

Vinil Cast


O Vinil cast é considerado o material premium para a concretização de projetos de decoração de viaturas. A sua utilização é “obrigatória” quando considerando a decoração a 100%. (considerando para-choques e outras superfícies “especiais”). Detalhando, permite corresponder a curvaturas acentuadas ou planos de comunicação e\ou imagem que se pretendam coincidentes entre si, permitindo uma perceção uniforme. Com uma espessura de 0,6 mm, é flexível e bastante moldável, permitindo uma manipulação totalmente adaptada aos mais minuciosos detalhes, com uma capacidade de aderência primordial, permanecendo estável, embora moldada, durante toda a aplicação. É o tipo de vinil que oferece mais garantias quanto à durabilidade e resistênica, apontando para uma durabilidade máxima até 10 anos. É utilizado para Decoração de Carrinhas, Decoração de Carros ou no seu conjunto, considerando a Decoração de frotas.

 

Trabalhamos apenas com Vinil de Qualidade, confira no vídeo que se segue!


 


 

Vinil Microperfurado

 
A aplicação de Vinil microperfurado é elaborada em contexto criativo para aplicação em montras, espaços comercias ou escritórios, bem como em janelas de viaturas. A visibilidade deste material é bastante peculiar, por ser microperfurado a visão no interior para o exterior torna-se clara e nítida, já no exterior é possível vislumbrar apenas a publicidade impressa no material. O vinil microperfurado permite apenas a visão num sentido (One Way Vision). Durante o dia, permite a visibilidade do interior para o exterior, não permitindo visão de “fora para dentro”. Já a publicidade, fica visível para todos aqueles que durante o dia passem pelo vinil microperfurado aplicado no espaço comercial. De realçar que este tipo de aplicação permite criar um espaço com privacidade. Ainda assim, importa tambem referir que com o anoitecer, devido a uma maior intensidade de luz dentro do espaço comercial, que no exterior, o interior da “loja” começará a notar-se. Este é um apontamento apenas do vinil microperfurado, e fundamental de ser conhecido por todos aqueles que considerem a sua aplicação.

A Effect aconselha que para os casos em que a atividade comercial se mantenha durante a noite, será prudente considerar a aquisição de estores interiores, ou a colocação de projetores de luz exteriores, de forma a garantir a leitura da publicidade, e a privacidade do espaço. Já na decoração de viaturas, o vinil microperfurado é bastante utilizado, mas unicamente em vidros, conferindo também neste cenário, privacidade.



Vinil Metalizado

 
Tipo de vinil com acabamento metalizado, ideal para destacar logótipos, letterings ou sinalizações. Utilizado também em decoração de carrinhas ou decoração de frotas para destaques e outros elementos como ícones para garantir visibilidade.

A expectativa de vida é consideravelmente menor quando comparado aos materiais já mencionados e a sua laminação retirará as características de destaque pela qual é utilizado. O vinil metalizado terá obrigatoriamente de ser manipulado por profissionais para garantir uma aplicação de excelência. Esta premissa é válida tanto para decoração de viaturas, como para decoração de montras ou decoração de espaços interiores.

 

Vinil eletrostático


O que difere o Vinil eletrostático dos restantes tipos de vinil, é a sua versatilidade quanto à viabilidade de aplicação.

Sendo isento de cola, flexível e como mencionado bastante versátil, proporcionando aplicação com facilidade, bem como a sua remoção. É o material perfeito para campanhas de curta duração, mas que se repitam ao longo dos tempos. Este vinil permite remoção sem resíduos no seu carro, carrinha ou frota, continuando a ser reaplicável ao longo dos tempos. Esta característica, sendo única do eletrostático é complementada com o facto de permitir impressão direta o que faz com que seja uma ótima ferramenta para potenciar as suas promoções, quando, onde e pelo tempo que quiser.

 

Vinil Floor Graphic


Como poderá ter adivinhado pelo nome, o Floor Graphic é próprio para aplicação no chão, servindo nomeadamente, para decorar o piso no interior do seu estabelecimento com enorme potencial para criar cenários à medida do propóstio de comunicação. Este tipo de vinil deverá obrigatóriamente ser aplicado em pisos lisos e limpos, para que a aplicação seja duradoura. Normalmente, a aplicação do vinil de chão é indicada para ações promocionais no seu estabelecimento ou direcionado a uma comunicação integrada com o seu negócio. O vinil de chão tem ganho nos últimos tempos, uma enorme popularidade para uso doméstico, potenciando a aplicação de vinil no chão totalmente personalizado, em habitações, nas mais diferentes divisões da casa. A capacidade de remover o vinil Floor Graphic, torna a aplicação reversível na sua totalidade, potenciando a aplicação de vinil no chão com os mais diversos padrões, imitações de madeira, imitações de mármore, etc. O vinil de chão potência também isolamento térmico, sendo laminado com uma camada protetora que previne a entrada ou saída de calor. A Effect tem vindo a receber um número crescente de solicitações para aplicação de vinil de chão nos mais diversos contextos, firmando trabalhos em contexto empresarial, bem como doméstico.

 

Em Suma 


A aplicação do vinil pode ser efetuada nos mais diversos tipos de superfície, tais como: metal, plástico, madeira e vidro. Impera conhecer o material, e adaptar de acordo com o trabalho pretendido. O conhecimento técnico ditará qual será a melhor escolha a considerar. Como procedimento profissional para garantir uma aplicação de excelência, importa que a superfície seja limpa devidamente para garantir a eliminação de todos os vestígios de resíduos e pós. A intenção é de garantir a melhor aderência possível, sabendo que qualquer vestígio reduzirá a aderência do vinil, garantindo uma aplicação durável e de qualidade.


 




Laminação, o que é? Porque é que a Effect recomenda?


A laminação é um processo de acabamento de excelência em estampagem em carros, aplicado no Vinil – que a Effect insiste que deve ser (sempre) considerado nas diversas variantes de vinil, tais como no monomérico, polimérico, cast ou de recorte, recebendo uma camada de material plástico fino e transparente. Existem diversos tipos de laminação: brilho, fosca e holográfica são algumas das variantes disponíveis – a questão permanece, quais são os propósitos da utilização de vinil com laminação?

A laminação de vinil impresso é feita com os seguintes objetivos:
 
  • Acrescentar brilho ou outros efeitos especiais à superfície do vinil;  
 
  • Aumentar o brilho de materiais que já possuem um certo brilho;
 
  • Fornecer uma proteção mecânica e evitar o desgaste da impressão por causas naturais, tais como exposição solar, intempéries, bem como de potenciais riscos que ocorrem de uso diário;
 
  • Proteger o material contra desbotamento ou desgaste causado pelo ambiente – mesmo impressões feitas em gráficas podem desbotar se expostas ao sol por longos períodos.
 

Conheça o processo de Laminação no vídeo!

 
 


 

Partilhar

Outros Artigos
Podemos ajudar?
Estamos à sua disposição.