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Psicologia das Cores na Decoração de Viaturas
Sabia que as cores influenciam as nossas emoções e afetam as nossas decisões?
Para a consideração de uma Decoração de Viaturas eficaz, é fundamental considerarmos elementos que compõem a hierarquia da perceção visual, capacitados pelo cérebro humano, tais como: tamanho, contraste, proximidade, alinhamento e espaçamento de cor. Tudo isto é de suma importância em publicidade de vinil em viaturas.
O nosso cérebro interpreta as cores de diferentes formas. Na realidade, as cores afetam as nossas emoções e até mesmo a nossa capacidade de tomada de decisão. O estudo desta temática é conhecido como “Psicologia das Cores”. As grandes marcas, não deixam detalhes à mercê de ninguém, mas a verdade, é que atualmente qualquer pessoa que tenha essa curiosidade e queira tomar como uma mais-valia, o conhecimento está disponível para todos!
Com este artigo, pretendemos “traduzir” esse conhecimento para a Decoração de Viaturas para que o seu desenvolvimento seja capacitado de conhecimentos gerais, cada vez mais reconhecidos e valorizados enquanto uma mais-valia, capaz de fazer a diferença para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz.
Aquando da escolha das cores e elementos a considerar na Decoração de Viaturas (conheças os 5 Elementos Essenciais aqui!), é muito comum deparar-mo-nos com clientes que utilizam preferências pessoais ou até argumentos relacionados com senso comum quando tratamos de um tema como comunicação da marca, nas suas diversas vertentes, o que poderá ser um erro.
É de extrema importância perceber de que forma o Ser Humano “funciona”, para com esse conhecimento, conseguirmos corresponder ativamente, de forma a ganharmos o nosso espaço junto dos clientes.
Observando os resultados deste estudo, será facilmente percetível a importância de cativar os clientes com contextualização visual, a cor será um dos meios predominantes para atribuir um sentimento emocional inicial.
Aproveite este conhecimentos e aposte numa ferramenta que faz uso dos recursos visuais, sendo ainda apreciada!
Um excelente exemplo desta distinção será utilizar o vermelho como exemplo, e conseguirmos analisar que esta cor tanto pode ser percebida como a cor associada ao amor e paixão, no entanto, também facilmente associada à violência. A contextualização e o conhecimento do mercado a operar, bem como crenças religiosas ou espirituais, e até mesmo crenças populares e superstições são fundamentais para aplicar uma estratégia adaptada ao mercado. "Vermelho para paixão, vermelho para violência"
Pretendemos agora esclarecer a forma como as cores são interpretadas, e de que forma as podemos utilizar a favor da interpetação dos clientes, de acordo com a ideologia de comunicação.
Vermelho
Associado à intensidade: paixão, amor, coragem, força e
energia, atraindo incontestavelmente a atenção.
- Muito utilizado juntamente com amarelo e laranja.
- Esta cor é utilizada não só para dar destaque à marca, mas
também para maximizar a atenção para com as viaturas
personalizadas em circulação.
Laranja
- O laranja tem uma associação direta com o estímulo do apetite;
- Associado à boa energia
- Cor cítrica, é também interpretada como uma cor alegre, confiante,
entusiasta, criativa, otimista e amigável;
- Confere emoções positivas;
- Excelente visibilidade.
- Cor cítrica, é também interpretada como uma cor alegre, confiante,
entusiasta, criativa, otimista e amigável;
- Confere emoções positivas;
- Excelente visibilidade.
Amarelo
- Cor associada ao Sol, tem um valor percebido de
“aquecimento” àqueles que a observam.
- Relacionada com alegria, clareza, riqueza e revela honra, lealdade.
- Transmite otimismo e separadamente, é considerada uma
cor acolhedora
- Associada à componente sinalética de chamada de atenção - como
uma exclamação!
Verde
- Associada à natureza, saúde, paz, crescimento e responsabilidade.
- Muito apreciada pelo olho humano, sendo interpretada positivamente
dentro dos diversos tons existentes.
- Associação com: dinheiro, esperança, vida.
Azul
- Alusão a segurança, intelecto, estabilidade e tranquilidade.
- Transmite um sentimento de calma.
- Diminui o apetite, aumenta a produtividade,
conferindo ainda uma aparência profissional.
Branco
- Utilizado maioritariamente enquanto cor de fundo, devido à sua capacidade de criar contraste com abordagens gráficas mais escuras.
- Associado à cor da paz,
- Transmite um sentimento de calma, limpeza, harmonia, pureza e suavidade.
- Possibilita uma forma eficaz de exprimir apontamentos de comunicação em destaque.
Preto
- Atribui um sentimento de poder, modernidade, força, elegância e
autoridade;
- Embora no ocidente associado ao luto, o preto tem também associada
diversas conotações positivas a levar em conta;
- É uma cor que funciona muito bem como fundo, ajuda a destacar os
restantes elementos.
A Effect conta com uma vasta experiênica em decoração de viaturas. Este "Know-how" leva-nos a ter em conta todos os elementos que influenciam a mente humana, sabendo que é uma mais-valia que se comprovará com o tempo em estampagem de carros. O recurso a vinil profissional associado a um Preço Decoração de Viaturas reconhecidamente barato face ao proveito que potenciamos, são as chave que têm feito o nosso negócio crescer!
Faça crescer o seu também! :)
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